mercredi 18 septembre 2013

BLOGUEURS AU BANGLADESH : DANGER !


De olho na Jihad



Posted: 16 Sep 2013

Daca - Um tribunal de Daca condenou quatro blogueiros por terem "insultado o Islã e o Profeta Muhammad com "mensagens ofensivas" na internet. 
Segundo o juiz Zahurul Haque, os jovens violaram a Lei de Informação e Tecnologia da Comunicação.


Os blogueiros Asif Mohiuddin, Subrata Adhikari Shuvo, Moshiur Rahman Biblop e Rasel Parvez, que são ateus, foram preso em abril do ano passado e julgados na última semana. 
No momento da prisão, a polícia explicou que tinha "fortes indícios" dos crimes, e apreenderam computadores e HD’s. Mas, segundo o advogado Jotyrmoy Barua, as provas foram fabricadas.

As autoridades de Bangladesh monitoram as “atividades anti-religiosas” que ocorrem na internet, principalmente depois que os debates na rede tornaram-se populares, graças principalmente aos blogueiros ativistas ligados ao movimento secular Shahbag responsável pelas manifestações pacíficas contra os crimes de guerra cometidos pelo partido islâmico Jamaat-e-Islami, em 1971. 
A natureza secular do movimento tem atraído a ira dos partidários do governo islâmico que acusa os blogueiros de realizarem uma campanha mentirosa e a prisão dos jovens é mais lenha em uma gigantesca fogueira de tensões que atingiu seu pico com o assassinato do ativista Asif Mohiuddin, durante um protesto em 14 de janeiro.

Os jovens ainda podem recorrer da sentença. 
A pena para esse tipo de crime é de 7 a 14 anos de prisão.

Blog De Olho na Jihad 
com informações do Asia News 
ùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùùù

Aucun commentaire: